Abaixo, alguns detalhes da oficina sobre roteiros de séries de TV que vou ministrar na Oficina de Escrita Criativa. Ainda há vagas. A discussão promete ser intensa e empolgante. Se a gente quer finalmente entrar numa Era de Ouro para nossas séries, precisamos entender a estrutura e o que move um roteiro.
Como mencionou Stephen J. Cannell, roteirista e produtor famoso nas décadas de 70 e 80, todo mundo assiste a uma enorme quantidade de programas e por isso acha que sabe como o roteiro funciona. Mas, completa Cannel, “é como dizer ‘voo na primeira classe o tempo todo. Acho que sou capaz de pousar isto aqui”’.
Pois é. Vamos dar uma olhada nos manuais e simular muitas situações para comandar nossos próprios voos.
Detalhes aqui.
*
| Número de vagas: 15
Carga horária total: 25 horas-aula
Periodicidade: 10 encontros semanais (terças-feiras, das 19h30 às 22h)
Calendário: 25/março, 01, 08, 15, 22, 29/abril, 06, 13, 20 e 27/maio
Material de trabalho: caderno, lápis e notebook ou tablet.
Programa: De onde vêm as ideias? / Como saber se minha ideia vale uma série? / Diferenças entre série, seriado e sitcom. / Tema, conflito e sinopse. / Construção de personagens. / Como fazer a “bíblia” de uma série. / Cenários e tipos de histórias. /Tratamento e escaleta. / Como construir o roteiro de um episódio. / Como escrever as ações. / Como escrever diálogos. / Os erros mais comuns. / Sitcoms: onde está a piada? / Os diferentes tipos de humor. / Personagens arquétipos da comédia. / Como manter o interesse por uma história dramática. / Formatos: webséries e mockumentary. / A sala dos roteiristas: trabalhando em conjunto. / O mercado das séries: para quem apresentar um projeto? / Formatação de projetos. |

Deixe um comentário