3 por 1: Rodrigo Castilho

o-negocio-hbo

O blog O Roteiro inicia hoje a série “3 por 1”, em que um roteirista responde três perguntas (sempre as mesmas para cada um).

A ideia é buscar as referências e influências de alguns dos principais roteiristas do Brasil e também entender como anda o mercado nacional.

Quem responde a primeira leva é o roteirista Rodrigo Castilho, que criou e escreveu as séries O Negócio (HBO), Descolados (MTV) e Mothern (GNT), entre outras, além de ser o responsável pela adaptação da animação Sítio do Picapau Amarelo (Rede Globo e Cartoon Network).

*

Na sua opinião, quais as melhores séries atualmente em exibição na TV? Por quê? Louie. Ele faz uma coisa que eu adoro: começa como uma comédia despretensiosa, pega o público pela diversão e, de repente, sem a gente esperar, toca em temas surpreendentes, muitas vezes doloridos. E Mad Men. Aquele piloto… eu poderia assistir aquilo inúmeras vezes, como um pintor de parede admirando a Capela Sistina [aqui você encontra o roteiro].

Quais as cinco séries mais bem escritas que você já viu? Primeiro, tem as séries que eu gostaria de ter feito e que eu tento descaradamente imitar. Dentro deste estilo, Anos Incríveis, Friends e Sex and the City são as minhas preferidas. Mas, depois, tem as séries que eu admiro mas que eu nunca conseguiria fazer por mais que tentasse. E aí são muitas. Mas vou citar Prison Break e Breaking Bad, só pra dar alguns exemplos.

O que falta para o Brasil produzir mais séries com a qualidade dos melhores produtos televisivos norte-americanos e europeus? Que pergunta difícil! Posso pular? Ah, não, é a última! Ok. Vou ser sincero: não sei. Fiquei pensando dias nesta pergunta! Tentando encontrar uma resposta precisa. E cheguei a apenas uma. O que falta? Falta muito. Acho que durante anos fizemos principalmente novelas – e fizemos muito bem – mas não nos preparamos – pelo menos, não tanto – pra fazer séries. E são coisas muito diferentes. Apesar de já ter feito muitos episódios de séries eu não saberia fazer um episódio de novela sequer. Não sem antes me preparar. [Minutos depois, chega um novo e-mail] Só completando a última resposta: dizem que são necessárias 10 mil horas de dedicação pra nos tornarmos bons em alguma coisa, não é? Acho que ainda não temos 10 mil horas de séries no ar.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑