3 por 1: Fabio Danesi

Sherlock-Moffat

Fabio Danesi é roteirista-chefe da série O Negócio (HBO), que terá a sua segunda temporada exibida no segundo semestre deste ano. Criou e escreveu Julie e os Fantasmas, que concorreu ao International Emmy Kids Awards, e também fez roteiros para as séries Sítio do Pica-Pau Amarelo (Globo), Descolados (MTV/Band) e Mothern (GNT), entre outras.

Escreveu o longa-metragem Confia em Mim, dirigido por Michel Tikhomiroff, e é autor do livro de contos Todas as Festas Felizes Demais (editora Barracuda).

*

Na sua opinião, quais as melhores séries atualmente em exibição na TV? Por quê? Pra mim, o melhor roteirista de hoje em dia é o Steven Moffat. Então as duas melhores séries são as que ele escreve ou ajuda a escrever: Sherlock [aqui você encontra um roteiro da série] e Dr. Who. Empatada com elas, outra série inglesa: Black Mirror, criada pelo Charlie Brooker. Black Mirror não está em exibição, mas anunciaram uma nova temporada pouco tempo atrás. Das americanas: Louie, do Louis C.K. Louie é o melhor comediante de stand-up que já vi. E a sua série é tão boa quanto seus shows. Outra série: uma americana que é refilmagem de uma inglesa: House of Cards. House of Cards é brilhante. Frank Underwood, o personagem do Kevin Spacey, certamente está no panteão dos grandes personagens da TV mundial, ao lado do Tony Soprano, do Al Swearengen (Deadwood) e do Ari Gold (Entourage).

Quais as cinco séries mais bem escritas que você já viu? My So-Called Life, Gilmore Girls, Deadwood, Black Mirror e Sherlock. Mas os episódios mais bem escritos que já vi são do Dr. Who: todos os que foram escritos pelo Moffat.

O que falta para o Brasil produzir mais séries com a qualidade dos melhores produtos televisivos norte-americanos e europeus? Dinheiro.

 

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑