A melhor época do ano (e outras histórias)

birdman

1 E já entramos na melhor época do ano. Em busca de indicações ao Oscar, as distribuidoras começam a publicar na rede os roteiros dos filmes mais quentes dos últimos meses – pelo menos na opinião dos executivos e críticos. No Go Into the Story dá pra baixar vários (fique esperto nas atualizações semanais). O duro é gastar uma grana preta na Kalunga, porque gosto de ler alguns no papel (não tem jeito, é o costume e rola levar de lá pra cá, sujar com shoyu etc.). Por motivos vários, vou começar com Gone Girl, The Grand Budapest Hotel e Birdman.

2 Essa pequena seleção de textos nos leva para uma primeira lista com 50 ótimos filmes lançados em 2014. Sou do time daqueles que acreditam que estamos no meio de uma safra espetacular nos cinemas. Até mesmo os blockbusters foram bem interessantes – como Guardiões da Galáxia. Pegue esses 20 essenciais e veja quanta coisa boa. Já dá pra baixar quase todos (apesar que você deveria ter visto muitos nos cinemas e vamos esperar que lancem logo os outros). Acho esquisito porque escuto por aí de alguns críticos brasileiros que a produção cinematográfica está uma porcaria. Quais os filmes que eles estão vendo?

3 Acho cada vez mais um mito esse papo de que as séries são muito melhores do que os filmes e não há motivos pra gente sair de casa. Ninguém joga no lixo cento e tantos anos de história. Filmes continuam estupendos – em certa medida. E, honestamente, para cada Mad Men temos algumas dúzias de séries tremendamente horríveis. Assim a coisa funciona também no cinema. Há bons longas e outros nojentos. Não existe a necessidade da gente elogiar a TV rebaixando o cinema. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

4 Sei que daqui a alguns anos vou me arrepender de gostar tanto de The Newsroom. Algumas cenas são constrangedoras, românticas e… Deixa pra lá. O site Vulture fez um aplicativo bem divertido para quem gosta da série. Aqui dá pra você se sentir o Aaron Sorkin e escrever aqueles lances patéticos e irresistíveis.

5 Scott Pilgrim vs. the World é um dos meus filmes preferidos dos últimos dez anos. Fazer o quê. Pra quem gosta, aqui publicaram algumas curiosidades sobre o longa de Edgar Wright.

6 Dicas e provocações de Jean-Luc Godard. Por que não?

7 Você provavelmente já tem uma opinião – forte – sobre Interestellar. Nos EUA, não param de discutir a mais recente piracão dos irmãos Nolan. E o diretor Chistopher Nolan foi convidado para editar a Wired. O resultado é tão bacana quanto o filme (os mais abusados vão falar que é melhor do que o longa).

8 Não entendo como nunca produzimos Too Many Cooks. Acho que isso significa algo.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑